Na Trincheira do Poeta

Na Trincheira do Poeta

sábado, 19 de abril de 2014

DESCONTRAIR PENSANDO

 “PRESIDIO: REAÇÃO PARADOXAL”


Critérios cristãos.



O bom pastor está para as ovelhas desgarradas!  


Uma das razões porque escrevi o artigo. Qualquer hora falaremos sobre ele, vamos deixar o Judas em paz.



 CARTA AO DEPARTAMENTO DE CULTURA DE BATATAIS.


Prezada Alessandra boa noite!

 Guardo boas lembranças do Instituto de Menores. As primeiras, aos sete anos. Tenho um primo, 3 anos mais velho que morava com minha avó. Ele jogava no gol, "Luis Borracha", sendo que eu acompanha o time, invariavelmente nos lares daquela casa de assistência aos órfãos de todo o Estado.
Meu pai aprendeu o ofício de pedreiro quando trabalhou de servente na construção dela, assim como aprendeu depois a cozinhar por ter trabalhado de auxiliar da cozinha de um dos lares. Ele construiu uma meia duzia de casas, do alicerce a cobertura, inclusive parte elétrica, moradias simples mas não soube  que alguma delas tenha caído.
Aos onze e doze anos ia jogar bola  nos lares aos domingos, com a turma da Vila Maria, além de assistir às quinta-feiras os seriados, lembro-me bem do Zorro.   Um enteado de meu pai, Jorge motorista de ambulância  trabalhou a vida toda na Febem. Seu emprego foi muito importante para auxiliar no sustento dos irmãos, uma vez que é solteiro.
Atuei, em 2000 em processo que o reintegrou, pois sofrera grave injustiça. Detectei,  18 erros formais no procedimento de demissão. Uma aberração de um momento triste da unidade de Ribeirão Preto, onde a desídia corria solta, com vários casos de corrupção.  O Governador Mário Covas dava socos  no ar e apresentava o número dos demitidos. "Esquecera de ler a primeira lição: comandante que se preza alcança os objetivos com um mínimo de baixas e alterações disciplinares" Os cinco funcionários de Batatais que foram para lá, em  3 anos foram todos demitidos.
Fico com as lembranças boas da infância. Ia me esquecendo, quando vendi frutas e legumes por uns meses, aos 15 anos, passava por lá sempre e vendia bem para as esposas dos chefes de  lares que tinham bons salários. 

Para terminar, prosa leve!

Eta Batatais da praça bonita
As meninas vestindo chita 
em círculo a caminhar 
Nos domingos lá íamos nós 
todos cheios de prosa e  pensar
queremos namorar! 
Rima pobre de uma poeta sem trova  que ama sua terra natal e Catanduva também. Cordialmente, sempre grato Xavier!

Tributo A Um Herói vai para a segunda edição, pois a  primeira esta esgotando. Valeu 17/02/2014. Uma alegria especial. Continue me convidando,  sinto me reconfortado. Qualquer hora apareço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário