Na Trincheira do Poeta

Na Trincheira do Poeta

quarta-feira, 16 de abril de 2014

SE MUDARMOS, TUDO MUDARÁ!

A VERDADEIRA MUDANÇA  SE DÁ INDIVIDUALMENTE!



Compartilhe...some-se a aqueles que impingiram aos políticos esta lei. Este é o caminho, para a evolução da sociedade.

  Acredito nisso, é difícil de acontecer, mas acredito.



Só há políticos ruins porque os que se acham bons são omissos quanto à causa pública. Então não são tão bons assim, não é mesmo? Paremos de olhar para o nosso próprio umbigo e pensemos duas gerações à frente, quem sabe já teremos um Prêmio Nobel; um Oscar; menos políticos, menos partidos políticos, menos marqueteiros, menos foguetório; menos mordomias, menos impostos; menos corrupção, ciclo completo de polícia ou polícia única, menos feriados e  mais trabalho.
Segue - Artigo publicado em 28/12/2013 - em "O Regional" Catanduva.
Ficha Limpa, um alento!

A aprovação da necessidade de ficha limpa para o ingresso no serviço público municipal em Catanduva, entre outras iniciativas que vemos no pós “um milhão de pessoas nas ruas em junho”, é um alento.
Há nítida campanha para minimizar os efeitos do maior protesto espontâneo da população brasileira em todos os tempos. Cansada do desgoverno neste momento da vida nacional, foi às ruas de forma pacífica e protestou por duas semanas a fio, sem permitir a participação de nenhum partido ou político.
Este episódio será sempre mais e mais lembrado. A iniciativa foi da juventude. Daqui a cinqüenta anos os jovens estarão relatando a seus netos a era dos conchavos, da política rasteira, do absurdo dos salários e mordomias dos políticos brasileiros. Estas são as razões que enxotou das ruas os políticos enquanto as pessoas as preenchiam predominantemente de branco.
Está evidente que todos querem paz, respeito a seus direitos, que as estruturas do Estado funcionem de verdade, mais ação e menos devassidão. Mais amor ao povo e dedicação ao que faz. Chega de manipulação!
A Lei Federal da Ficha Limpa, de número 135/2010, foi promulgada após longo debate, cuja iniciativa deveu-se à ação do Conselho Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), do Conselho Nacional das Igrejas Cristãs (Conic) e do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), iniciada em 2008.
Desta ação conjugada surgiu o Movimento Nacional de Combate à Corrupção Eleitoral, que congrega quarenta e seis entidades. As assinaturas foram colhidas em todas as paróquias e outras instâncias e teve apoio maciço da população, esta mesma que foi às ruas com certeza.
A Lei vem sendo discutida no Congresso Nacional quanto a sua extensão a funcionários públicos concursados e comissionados, havendo ampla defesa de que deva ser estendida a todos:“Consagra-se cada vez mais o sentimento de que esta lei representa um ‘pacto’ da sociedade contra práticas que comprometem a democracia, entre as quais a corrupção e a improbidade administrativa”.
A Lei da Ficha Limpa é um fator de contenção da ação criminosa. A exigência da apresentação de antecedentes criminais, se levada a sério, é fator de inibição da criminalidade juvenil. Quantos são os jovens que almejam um cargo público? Os concursos mostram milhares na fila.
Assim, o regozijo com a aprovação desta lei não é uma reação estéril. Na legislatura 1996/2000 a Câmara local aprovava a Lei do Nepotismo. No dia 22 de março de 2000, protestei, via imprensa, contra a decisão. Há tempos, felizmente, revogada. Ao final daquela gestão os mesmos vereadores aprovariam 100% de aumento para a legislatura seguinte.
A relação salarial do vereador, que em 2000 era de um para quatro pisos comparado ao do servidor municipal, saltou para oito do dia para a noite, e hoje é de nove.
 Dos protestos, a nível federal, resultou: a rejeição da PEC-37, que teve 9 votos a favor e 400 contra, e o voto secreto nas casas de lei foram  abolidos. Se a claque de plantão pudesse, teria aprovado, a toque de caixa, uma reforma política, impedida sabiamente pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Jamais agi com negativismo e muito menos radicalismo. Entretanto, não tenho dúvida que toda a elite sabe das mazelas que há ao seu derredor. O STF fez sua parte: prendeu os corruptos. Que façamos a nossa.
Houve um dia, e não está tão longe (1972), que a vereança não era remunerada.
Momento de reflexão para a virada de ano...Oportuna a prisão dos mensaleiros! Não às agressões e mortes estúpidas em qualquer ambiente e motivo!
“Salve o ‘um milhão de pessoas nas ruas’ em junho de 2013 a protestar”.
Que os nossos vereadores sejam inspirados a não cometerem os erros do passado.
Sim à ficha limpa! Parabéns pela decisão!


Nenhum comentário:

Postar um comentário